Tipos de acabamento para móveis sob medida

Um móvel sob medida, geralmente, é fabricado em MDF. No entanto, a peça escolhida para um projeto de decoração pode receber diferentes tipos de acabamento para móveis como o laminado, a laca ou o acabamento acrílico, que podem tornar cada peça única.

O acabamento de um móvel deve ser escolhido de acordo com o espaço onde será usado e pode exibir padrões coloridos ou texturas de pedra ou madeira. Além disso, é importante escolher acabamentos bonitos e duráveis.

Está em dúvida sobre qual acabamento escolher para o seu móvel sob medida? No post de hoje, vamos dar algumas dicas para te ajudar nesse empreitada! Boa leitura!

Tipos de acabamento para móveis sob medida

Acabamentos acrílicos

Um móvel com acabamento acrílico é muito utilizado em projetos de decoração de quartos infantis ou de salas de visita. Encontrado em chapas com espessuras que variam entre 3 mm e 10 mm, uma superfície acrílica pode substituir o vidro, com a vantagem de ser mais leve, brilhante e praticamente inquebrável.

O acabamento acrílico também permite destacar relevos, curvas e as superfícies internas dos móveis.

Laminados decorativos

Também conhecido como fórmica, o laminado decorativo é um revestimento de alta tecnologia muito resistente a impactos e ao desgaste do tempo.

Laminados decorativos podem ser encontrados em diferentes cores como branco, preto e cinza ou em texturas que imitam o metal e o mármore. Assim como outros tipos de acabamento para móveis, os laminados decorativos podem ser encontrados em texturas de imitam madeiras especiais como o pinho ou o jatobá. É muito resistente as variações de temperatura e fácil de limpar.

Laminas de madeira

Extraídas de madeiras nobres como o cedro, a peroba ou o jatobá, as lâminas de madeira são acabamentos especiais que tornam um móvel muito semelhante a uma peça colonial, tanto no peso como na aparência.

Acabamento PU

Acabamentos Poliuretanos (PU) são tipos de acabamento para móveis que valorizam a beleza de um móvel, proporcionando um acabamento nobre e contemporâneo. Uma superfície de PU pode ser fosca ou brilhante.

Laca

Móveis laqueados possuem uma beleza única, devido ao processo de pintura que se realiza em várias etapas de secagem e polimento. As superfícies são laqueadas são brilhantes, de aparência lisa.

A laca é pouco resistente ao impacto, por isso móveis laqueados não devem ser usados em bancadas de cozinhas ou em locais onde possam sofrer impactos.

Vidro

O vidro é muito utilizado em móveis de cozinha, principalmente em portas de armários e tampos de mesa. É fácil de limpar e pode ser encontrado em diferentes cores e estampas. É usado em projetos clássicos ou modernos.

Finish foil

O finish foil é um material econômico, usado na fabricação de móveis populares. É uma lâmina muito fina e pouco resistente à umidade ou ao atrito, por isso, móveis de finish foil não devem ser usados em bancadas de cozinha ou em banheiros.

Laminado de Baixa Pressão – BP

O acabamento melamínico é prensado sobre chapas de MDF e possui grande beleza e brilho. Não deve ser usado em tampos de mesas ou em armários de cozinha ou de banheiros, por não ser muito resistente à abrasão.

É encontrado no padrão fosco ou alto brilho e são empregados em projetos mais sofisticados.

Laminado de Alta Pressão – AP

O laminado de alta pressão tem um suporte de plástico que o torna mais durável que o laminado de baixa pressão, bem como garante alto grau de resistência à água.

Móveis de AP também são muito resistentes ao impacto, por isso podem ser empregados tanto em cozinhas como em banheiros. Podem ser utilizados em móveis de design orgânico ou de linhas retas e possui acabamento brilhante.

Agora que você já conhece melhor os tipos de acabamento para móveis sob medida, que tal saber qual móvel escolher para o seu home office?

Comentários