Como escolher a madeira para meu móvel?

Como escolher a madeira para meu móvel?

Se você está a procura de móveis de madeira para o seu projeto de decoração é importante saber a diferença entre os painéis de MDF, OSB e compensado.

Neste artigo, explicaremos quais tipos de madeira são mais acessíveis, mais fortes e os que mais são indicados para a fabricação de móveis. Certifique-se de entender os prós e os contras do painel de Fibras de Média Densidade e do painel de Partículas de Média Densidade para facilitar a sua decisão de compra. Vamos lá? Boa leitura!

Como escolher a madeira para meu móvel – MDF – Medium Density Fiberbord (Fibras de Média Densidade)

O Painel de Fibras de Média Densidade – mais conhecido por suas iniciais, MDF – rivaliza com a acessibilidade e a versatilidade do compensado. Esse painel é composto de resina e fibras de madeira. Possui superfícies homogêneas, compostas por uma única camada – ao contrário damadeira maciça, o MDF não apresenta nós, grãos ou deformações.

Em comparação a madeira maciça, o MDF é mais leve, repele cupins e se não deforma em climas úmidos. Sua superfície lisa e pouco porosa é fácil de trabalhar e permite um bom acabamento para pinturas, ceras e vernizes. Denso e resistente, o MDF é uma excelente opção para móveis sob medida por possibilitar projetos criativos e inovadores de armários, mesas e guarda-roupas.

Como escolher a madeira para meu móvel – OSB – Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientada)

O OSB é uma placa fabricada com aparas de madeira, que formam camadas cruzadas unidas com resina ou cera. O OSB não deve ser confundido com painéis departículas, que são feitos de partículas de madeira e aparas amarradas.

O painel de OSB é um material muito resistente devido a organização dos fios de madeira, que o torna adequado para uso em móveis e na construção civil, sendo usado em pisos residenciais, paredes e coberturas. O material não é à prova d’água, no entanto possui boa resistência ao fogo e bom isolamento termoacústico.

Como escolher a madeira para meu móvel – MDP – Medium Desinty Particleboard (Partículas de Média Densidade)

Os painéis de MDP são formados por partículas de madeira aglutinadas por resinas especiais formando três camadas – duas externas de gramatura leve e uma interna de gramatura mais densa. O MDP é um material muito utilizado na fabricação de móveis, mas, diferente do MDF que permite a construção de superfícies curvas ede recortes, só pode ser usado na construção de peças retas como prateleiras e portas.

Além disso, o MDP é perfeito para ser usado para construir estruturas de móveis, tecnicamente conhecidas como caixaria.

Como escolher a madeira para meu móvel – Compensado

O compensado é feito de três ou mais camadas finas de madeira coladas com resina fenólica. Cada camada de madeira é orientada perpendicularmente à camada adjacente de modo a reduzir a contração e melhorar a resistência da peça acabada.

A maioria dos painéis compensados é prensada em folhas grandes e planas usadas na construção civil. O compensado é muito resistente a rachamentos e torções, razão que o torna um material muito utilizado na fabricação de móveis de grandes dimensões.

Algumas aplicações exigem folhas de compensado que tenham uma fina camada de papel ou tecido impregnado de plástico, metal ou resina, colado na face ou nas costas (ou em ambos) para dar à superfície externa resistência adicional à umidade e à abrasão ou melhorar sua pintura, mantendo sua propriedades físicas. Esse compensado é chamado de contraplacado revestido e é comumente usado nas indústrias de construção, transporte e moveleira.

como escolher a madeira para meu móvel

Como você pode ver, existem muitas opções de madeira para a fabricação de móveis. É preciso observar a resistência do material, a sua beleza e ficar atento a sua resistência. Para peças de auto-padrão, em geral, os designers preferem usar o MDF, uma vez que esse material permite construções mais ousadas. Para uso interno o MDF também é a melhor escolha, uma vez que fixa bem pregos e parafusos, facilitando a montagem e a desmontagem das peças.

Agora que você já sabe como escolher a madeira para meu móvel, que tal descobrir qual a diferença entre móvel planejado e móvel sob medida?

Comentários