5 Dicas para um ambiente funcional

Você sabe o que é um ambiente funcional?

A funcionalidade de um ambiente pode ser comparada à criação de um senso de equilíbrio e harmonia entre as pessoas e o lugar em que vivem. Os chineses chamam essa harmonia de Feng Shui, os ocidentais de design inteligente.

Se você deseja viver em uma casa bonita e elegante, mas que também se ajuste bem a você e ao seu estilo de vida, precisa de um projeto de arquitetura e design que torne cada ambiente da sua casa, um espaço funcional.

Para te ajudar nessa empreitada, preparamos 5 dicas que vão tornar a sua casa mais fluida. Acompanhe! Boa leitura!

ambiente funcional

5 dicas para criar um ambiente funcional

1. Considere as suas necessidades

Para criar um ambiente funcional, é preciso considerar suas ações diárias. Você passa a maior parte do seu dia na cozinha? Então, avalie a possibilidade de integrar o ambiente com a sala de estar, de modo a reunir e integrar toda a sua família em torno de um balcão central.

De acordo com a maioria dosarquitetos, o melhor local para uma lavanderia é uma sala ao lado da cozinha. No entanto, você pode sentir que sua roupa suja será melhor posicionada perto do banheiro principal, com acesso fácil a todos os quartos. Pense cada espaço de acordo com as suas necessidades. Um ambiente funcional deve criar um casamento ideal entre a localização e a função.

2. Foque na organização

Um das maneiras mais rápidas e de tornar um ambiente funcional é incluir no seu projeto móveis sob medida destinados ao armazenamento. O armazenamento não é importante apenas na cozinha, mas em todos os espaços de uma casa, uma vez que permite uma fácil organização.

Evite as tensões da desordem, utilizando idéias inteligentes de economia de espaço, como móveis multiuso com gavetas embutidas ou instalação de prateleiras e armários extras. Na sala de estar, por exemplo, o projeto deve incluir móveis com espaço para organizar o aparelho de som, televisão e todos os seus objetos pessoais.

3. Integre diferentes espaços

Se você é um artista ávido ou simplesmente aprecia ter espaço espaço para ouvir musica e dançar, combinar áreas ao ar livre com a sala ou com o quarto é a escolha mais inteligente para maximizar um espaço.

Conectar uma sala com um espaço verde cria um fluxo contínuo entre esses espaços, formando um local versátil que poderá ser bem aproveitado durante todo o ano, sem mencionar que a adição de iluminação natural fará com que um espaço pareça mais amplo.

4. Pense fluido

Um espaço funcional é um espaço fluido. Você pode andar por todo a sua casa sem esbarrar nos móveis?

Uma boa dica para conseguir um espaço fluido é agrupar os itens com funções semelhantes, como a cadeira de leitura e a mesinha de apoio.

Antes de reorganizar seus móveis, projete o espaço em um pedaço de papel. Esboce onde você pretende colocar cada item e, em seguida, verifique se é possível andar confortavelmente pela sala.

ambiente funcional

5. Aproveite ao máximo o espaço disponível

Usar todo o espaço disponível é fundamental para criar espaços funcionais. Isso significa que você deve priorizar móveis que maximizem o espaço vertical.

Elevar objetos armazenados, como livros, DVDs e objetos de decorativos pode proporcionar mais espaço ao criar uma superfície livre. É possível guardar diferentes objetos nas paredes, desde bicicletas e pranchas de surf até malas e carrinhos de bebê.

O espaço da superfície é especialmente importante para a funcionalidade do dia a dia. Você tem superfícies suficientes em todos os cômodos? Quando sentado em sua sala de estar há algum lugar disponível para colocar sua xícara de café ou uma taça de vinho? Espaços livres permitem melhorar o seu dia a dia ao facilitar que você realize pequenas tarefas diárias, sem a necessidade de ter que recorrer a mesa de jantar.

Agora que você já sabe como tornar um ambiente funcional, vá e olhe ao redor de sua casa com uma mente aberta. Seja crítico e criativo e reimagine seu espaço com funcionalidade e estilo em mente. Aproveite e descubra também como quais são os principais acabamentos para móveis sob medida!

Comentários