dicas para quartos pequenos

5 dicas de móveis para quarto pequeno

Quer dicas de móveis para quarto pequeno?

Embora o projeto de um quarto possa incluir um pequeno escritório ou uma cama king size, é preciso lembrar que a função principal desse ambiente é proporcionar descanso e relaxamento. Não é necessário muito espaço para isso, não é mesmo?

A decoração de espaços pequenos exige um projeto que amplie as possibilidades desses ambientes. Se você precisa de ideias para o seu quarto, mas acha que não tem um espaço suficiente para decorar, está no lugar certo. Temos 5 dicas de móveis para quarto pequeno que vão provar que com a decoração certa, pequenos espaços podem se tornar muito bonitos e aconchegantes:

1. Dicas de móveis para quarto pequeno – escolha móveis de cores claras e brilhantes

A decoração do seu quarto deve ser especial. Opte por móveis sob medida de cores claras que se adaptem ao espaço que você tem disponível. Matizes como o branco, marfim e o creme combatem a ausência de paredes e janelas e iluminam o espaço.

Para evitar que o ambiente pareça muito frio ou sem personalidade, combine móveis de diferentes texturas ou tons de uma mesma cor. Além disso, os móveis sob medida do seu projeto podem contar com detalhes cromados ou dourados – o que tornará a sua peça de mobiliário bem mais estilosa.

2. Escolha uma cama de cabeceira alta

Algumas escolhas inteligentes podem fazer com o seu quarto pareça maior do que realmente é. O elemento mais crítico, claro, é a cama. Pode parecer contra-intuitivo, mas uma cabeceira ampla pode fazer com que o ambiente pareça maior.

Além disso, embora a maioria dos projetos de quarto pequeno opte por encostar a cama na parede, o ideal é centralizar a cama em um dos lados do quarto – esse tipo de simetria fará com que o ambiente pareça mais amplo. Adicione duas mesas de cabeceira feitas sob medida para criar um design moderno. Espreguiçadeiras e beliches são soluções que economizam espaço e são particularmente adequadas para um quarto de hóspedes ou de criança, que não requerem uma cama grande.

Outra dica importante: Quando não existe muito espaço é preciso ser criativo com o armazenamento dos objetos pessoais. Uma forma de ganhar espaço é optando por uma cama com gavetas, capazes de fornecer espaço extra.

3. Dicas de móveis para quarto pequeno – viva verticalmente

Só por que um quarto é pequeno não significa que deve ter uma decoração monótona. Outra opção para ampliar o espaço é usar o espaço verticalmente. Considere a adição de um loft ou plataforma feitos sob medida, com espaço para armazenamento e assentos na parte de baixo.

Esse layout pode transformar completamente um espaço.

4. Dicas de móveis para quarto pequeno – Use e abuse das prateleiras flutuantes

Viver em um quarto pequeno significa combinar várias funções em um único espaço, então escolha móveis que atendam a todas as tarefas necessárias.

Além disso, opte por móveis pequenos, Grandes peças de mobília podem fazer com que os quartos pequenos pareçam apertados e ainda menores. O ideal é optar por móveis leves e versáteis como a prateleira flutuante, uma opção que funciona excepcionalmente bem em um ambiente pequeno. Aqui estão algumas ideias de como usar a prateleira flutuante no projeto do seu quarto:

  • Como um espaço para armazenar uma coleção de caixas coloridas e modernas que abrigam roupas e acessórios,

  • Como uma mesa para pequenos objetos junto à porta de entrada,

  • Como uma estante para livros e decoração,

  • Como uma mesa de trabalho ou estudo.

  • Substituindo o criado-mudo.

Feitas sob medida, essas prateleiras podem dar um toque de requinte e praticidade a sua decoração.

5. Crie um nicho na parede

Se você é um amante da arte, mas não tem espaço para colocar seus objetos preciosos, nichos de parede podem ser a solução.

Na parede onde a sua cama estiver montada, que tal criar um nicho ou um armário embutido para guardar todos seus objetos pessoais? Esse móvel não precisa ser incrivelmente profundo para abrigar tudo que você precisa, como um despertador, alguns livros e flores.

Como você viu, com estilo, personalização e móveis sob medida é possível tornar o seu quarto mais bonito e aconchegante, mesmo que ele seja bem pequeno.

Que tal se inspirar nessas dicas de móveis para quarto pequeno? Aproveite e descubra qual a diferença entre móveis planejados e móveis sob medida. 

Comentários